Artigos

28 JUN 2017 | Gestão Estratégica e Liderança | Sérgio Lima

Senso de Urgência: Parte 1 - Compromisso e Mantras

O que é o Senso (ou Sentido) de Urgência? Há uma enorme confusão nesse entendimento e muito do que "popularmente" conhecemos é, de fato, o falso Senso de Urgência.

Para nos ajudar nesse entendimento fui buscar em John Kotter - Professor Harvard Business School - e autor do livro: Sense of Urgency (Sentido da Urgência), conhecimento que pudesse ser transformado em lições práticas para melhorarmos nosso comportamento e atitudes em prol da produtividade e bem-estar.

Em 1º lugar, para qualquer direcionamento e/ou ação é preciso assumir, verdadeiramente, nossas responsabilidades, sem isso não há fundamentos para "efetivamente " agirmos com urgência e produtividade; pois sem o compromisso com a Responsabilidade caímos na procrastinação (*)

(*) procrastinar: deixar para depois, adiar, postergar, usar de delongas.

Então, o que é Responsabilidade? 

É a obrigação de responder pelas ações próprias, pela dos outros e pelas "coisas" confiadas. 

Portando assumir responsabilidades é não admitir desvios de conduta na assunção do que lhe foi confiado.

Se assumimos que vamos responder pelo que nos foi confiado, qual caminho a seguir para cumprimos essa missão? Uma boa resposta é conhecermos e praticarmos os conceitos do Senso de Urgência.

Conceito fundamental lançado pelo Prof John Kotter:

"Uma determinação intuitiva de resolver as coisas e ...precisamos fazer todos os dias, é basicamente uma atitude (*)"

(*) atitude: desejo, intenção, propósito, disposição, decisão, comportamento.

4 Mantras do Senso de Urgência, que devem ser seguidos repetidamente com intuito de criarmos uma atitude intrínseca, essencial, permanente:

1-   FOCO em questões críticas e de extrema Importância

2-   É executar algo IMPORTANTE hoje, agora, já e sempre

3-   É ter ATITUDE em estar alerta e tomar ações.

4-   É ESCOLHER o que não fazer e focar no objetivo da sua ação. 

Pratique os Mantras com disciplina, muita disciplina, como um ?monge? .

Esse é o 1º passo para melhorarmos nossa produtividade.

Vamos continuar a abordar o tema - Senso de Urgência - nos próximos Artigos.

 

 Bibliografia:

Persuasão e Influência: Robert Cialdini, Noah Goldstein, Steve Martin ; Técnicas de Negociação: David Oliver; Chegar ao Sim: Willian Ury, Roger Fischer, Bruce Patton; Spin Selling: Neil Rackham; Estratégias de Vendas Sun Tzu: Gerald Michaelson, Steve Michaelson; Gestão Estratégica de Vendas: José L Meinberg, Alfredo Bravo, Claudio Goldberg, Francis Martins; Vendas: Jeremy Cassel, Tom Bird; Venda em Tempo de Crise: Tom Hopkins; Usina de Valor: José Carlos Teixeira Moreira; Adapte-se ou Morra: Fast Company; Sentido de Urgência: John Kotter.


Sérgio Lima
Consultor Gestão Empresarial - Melhoria de Desempenho Organizacional
Graduado em Engenharia Química com especialização em engenharia de processos e Pós-Graduação em Administração Estratégica. Trinta anos de experiência executiva e consultoria.

« voltar para ver mais Artigos