Artigos

24 APR 2017 | Empreendedorismo | Mariano Lucente

Ser Empreendedor : Escolher sua Equipe de Profissionais

Escolher os profissionais que trabalharão em sua Empresa é uma tarefa árdua e que deve ser cuidadosamente executada para, com os profissionais escolhidos para a Equipe, "ganhar o campeonato".

Esses profissionais estarão no dia a dia do negócio e, juntamente com você, serão responsáveis pelos erros e acertos nos caminhos tomados. Ninguém faz nada sozinho.

É muito importante que se tenha claramente definido e documentado as Descrições de Funções de cada profissional e que cada um deles tenha acesso a este tipo de informação. Quando isto acontece, mais fácil ficam as correções de rumo.

Revisões periódicas entre Chefias / Subordinados permitem readaptações de funções e possíveis realocações de profissionais para posições mais corretas.

Profissional correto para a função desejada: esse é o nome do jogo !!

Economia na contratação sempre traz prejuízos posteriores, seja no processo da Empresa, seja na substituição do profissional e seja na perda de tempo do Empreendedor.

O respeito entre o Empreendedor (Empresário) e os Profissionais deve existir sempre e é chave de sucesso para todos. Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado. Lembre-se, nunca saberemos sobre o dia de amanhã.

Condições de trabalho adequadas, suporte tecnológico, ambientes favoráveis e informações claras são atributos que levam ao sucesso e permitem a cobrança direta em casos que necessitam correção.

Julgo importante conhecer outros pontos dos dos profissionais que trabalharão ao seu lado do Empreendedor, tais como: onde vivem, o que fazem além do trabalhos (outras atividades), como são suas relações familiares e pessoais, e objetivos de vida.

Estas informações certamente ajudarão na construção de relações sólidas e consistentes.

Cumpra todas suas responsabilidades de Empregador.  Além de ser de suma importância, faz parte de suas obrigações. Tudo o que fizer a mais para cada profissional sera considerado liberalidade da Empresa porém, aquilo que não for cumprido, certamente sera cobrado em algum momento

Profissional correto e bem escalado para cada cargo não é questão de custo e sim investimento para um futuro de sucesso.

Sucesso em suas jornadas!!!.


Mariano Lucente
Consultor Gestão Empresarial e Empreendedorismo
Engenheiro Mecânico (UMC), Especialização em Engenharia de Equipamentos (Escola de Engenharia Mauá), Pós-Graduação em Administração de Empresas (FGV).

« voltar para ver mais Artigos