Artigos

09 APR 2017 | Empreendedorismo | Mariano Lucente

Ser Empreendedor : Sócios

A escolha de um ou mais Sócios na implantação ou alteração de um negócio é uma das mais delicadas e importantes tarefas para o caminho do sucesso, afinal, vão compartilhar conosco todas as responsabilidades, direitos e deveres sobre o negócio.

Esta escolha é tão delicada que pode ser comparada à escolha de um cônjuge e muitas vezes é mais difícil escolher um Sócio que o (a) pessoa que passaremos o resto de nossas vidas.

Aspectos de transparências nos atos, formação cultural, características de educação, relacionamento com os familiares, princípios de vida, conhecimento do negócio, capacidade financeira, são características que devem ser avaliadas pelas partes para formação de uma sociedade.

Devemos tomar cuidado em Sociedades que alguns Sócios não querem/podem participar com seu nome nos Contratos Sociais. 

Por mais verídicas que sejam as explicações ou tocantes emocionalmente, lembre-se que o nome que estivar firmado nos documentos será o responsável por todos os direitos e deveres da Sociedade.

Há muitas histórias sobre isto e eu, particularmente, sofri problemas sérios em função disto.

Um Sócio deve agregar conhecimento, experiência, trabalho, capacidade financeira ou até mesmo, tudo isto junto. A jornada é sempre difícil e, compartilhada, pode se tornar mais suave e vencedora.

Por mais amigos e confiança mútua entre os sócios, seja rígido e disciplinado em  formalizar um Contrato de Governança, com :

·         pró-labore,

·         política de retirada de lucros,

·         politica de despesas dos sócios por conta da Sociedade,

·         formas de aporte de capital,

·         cotas da sociedade e futuras transferencias e/ou vendas

·         carga de trabalho,

·         período e frequência de férias,

·         um ponto importantíssimo e poucas vezes trabalhado previamente é a política de contratação de familiares e detalhes sobre uma possível sucessão.

Lembre-se sempre que ótimas relações familiares e grandes amizades não são, por si só, razões suficientes para  escolha de um Sócio.

Sucesso em suas jornadas !!!


Mariano Lucente
Consultor Gestão Empresarial e Empreendedorismo
Engenheiro Mecânico (UMC), Especialização em Engenharia de Equipamentos (Escola de Engenharia Mauá), Pós-Graduação em Administração de Empresas (FGV).

« voltar para ver mais Artigos